Realizei
o grupo de discussão com a “turma dois”, composto por alunos do ensino médio
integrado ao técnico do CEFET-MG, com idades entre 16 e 18 anos, e com a “turma
três” composta por universitários que não fazem mais parte do público-alvo da
novela, com idade entre 19 e 21 anos de idade.
Como eram pessoas mais velhas que o
primeiro grupo de discussão, muitos assistiram a época em que Malhação ainda
tinha como cenário principal uma academia, mesmo não se lembrando de muitos
detalhes, e acompanharam esse processo de transição para o colégio. Consideraram
que a mudança foi positiva, pois aproximou a novela da “realidade”.
Ao longo da discussão, os
entrevistados de ambos os grupos notaram um desgaste na fórmula da novela,
consideraram até que ela perdeu espaço para outros programas e para a própria
internet. Outro ponto levantado era que quando crianças, muitos se
identificavam com os personagens e até se imaginavam crescendo de forma
semelhante a eles. Porém, hoje é possível notar que não ocorreu dessa forma.
Não se referiram apenas a formas físicas, mas também a facilidade com que na
trama eles resolvem problemas e como este produto está “carregado de moralidade”.
Quando questionados sobre o que ocorria
neste exato momento, os entrevistados, de forma geral, apresentaram uma ideia
geral sobre o toque sobrenatural dado no início da trama 2011/2012, mas não
souberam descrever tópicos mais recentes (inclusive, praticamente nenhum
demonstrou saber que esta trama foi alterada para se reaproximar do antigo
formato da novela). Uma resposta interessante dada por um dos entrevistados
sobre a mesma questão é que não sabia responder sobre o que estava acontecendo,
mas poderia imaginar, já que Malhação tem sempre a mesma história: “uma garota
boazinha está apaixonada pelo cara bonitão que todo mundo ama. Tem alguém que
percebe isso e quer destruir o relacionamento dos dois. Eles vão sofrer um ano
inteiro, mas no fim ficarão juntos”.
Construí alguns gráficos contendo os
resultados:
1) Personagem
mais marcante (alguns entrevistados deram mais de uma resposta e estas foram
consideradas):
2) Número
de entrevistados que identificaram o que está acontecendo na trama atualmente:
3) Razões
para assistir a novela:
4) Assuntos
que gosta/gostaria de ver (foram consideradas mais de uma resposta):
Oi, Leonardo! Legal seu último post e legal os gráficos. E aí, olhando para os gráficos, o que eles te permitem visualizar que você não tinha percebido só com a descrição qualitativa das entrevistas?
ResponderExcluirQuero ouvi-lo sobre isso na apresentação final!
Parabéns pelo trabalho!
Abraço,
Cris