sexta-feira, 22 de junho de 2012

Malhação e juventude [Leonardo Ribeiro] #5


Realizei o grupo de discussão com a “turma dois”, composto por alunos do ensino médio integrado ao técnico do CEFET-MG, com idades entre 16 e 18 anos, e com a “turma três” composta por universitários que não fazem mais parte do público-alvo da novela, com idade entre 19 e 21 anos de idade.
            Como eram pessoas mais velhas que o primeiro grupo de discussão, muitos assistiram a época em que Malhação ainda tinha como cenário principal uma academia, mesmo não se lembrando de muitos detalhes, e acompanharam esse processo de transição para o colégio. Consideraram que a mudança foi positiva, pois aproximou a novela da “realidade”.
            Ao longo da discussão, os entrevistados de ambos os grupos notaram um desgaste na fórmula da novela, consideraram até que ela perdeu espaço para outros programas e para a própria internet. Outro ponto levantado era que quando crianças, muitos se identificavam com os personagens e até se imaginavam crescendo de forma semelhante a eles. Porém, hoje é possível notar que não ocorreu dessa forma. Não se referiram apenas a formas físicas, mas também a facilidade com que na trama eles resolvem problemas e como este produto está “carregado de moralidade”.
            Quando questionados sobre o que ocorria neste exato momento, os entrevistados, de forma geral, apresentaram uma ideia geral sobre o toque sobrenatural dado no início da trama 2011/2012, mas não souberam descrever tópicos mais recentes (inclusive, praticamente nenhum demonstrou saber que esta trama foi alterada para se reaproximar do antigo formato da novela). Uma resposta interessante dada por um dos entrevistados sobre a mesma questão é que não sabia responder sobre o que estava acontecendo, mas poderia imaginar, já que Malhação tem sempre a mesma história: “uma garota boazinha está apaixonada pelo cara bonitão que todo mundo ama. Tem alguém que percebe isso e quer destruir o relacionamento dos dois. Eles vão sofrer um ano inteiro, mas no fim ficarão juntos”.
            Construí alguns gráficos contendo os resultados:

1)      Personagem mais marcante (alguns entrevistados deram mais de uma resposta e estas foram consideradas):

2)      Número de entrevistados que identificaram o que está acontecendo na trama atualmente:

3)      Razões para assistir a novela:
4)  Assuntos que gosta/gostaria de ver (foram consideradas mais de uma resposta):




Um comentário:

  1. Oi, Leonardo! Legal seu último post e legal os gráficos. E aí, olhando para os gráficos, o que eles te permitem visualizar que você não tinha percebido só com a descrição qualitativa das entrevistas?
    Quero ouvi-lo sobre isso na apresentação final!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço,
    Cris

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