sexta-feira, 22 de junho de 2012

O reino de Simba segundo Hans Zimmer #5 [Júlia Morena]

     

            Ao mencionar o filme Rei Leão a primeira cena que me vem em mente é a cena que pode ser vista no vídeo acima, quando o sol nasce e uma voz forte entoa um canto. Esse canto foi composto pelo próprio cantor, Lebo, um sul-africano que compõe os cantos do filme em sua própria língua. Em seguida entra uma voz feminina para cantar uma das músicas do filme, pois o filme é uma espécie de musical. Nessa cena de abertura é possível identificar elementos que caracterizam a trilha do filme como um todo, por exemplo o uso de vozes africanas, que foi uma escolha feita por Hans Zimmer. Ele optou por usar ao longo do filme um coro de vozes de zulus justamente por acreditar que a vozes deles tenham uma especificidade africana, além disso foram utilizados palmas, bater de pés e sons naturais de animais típicos da África como marcas sonoras. Marcas sonoras são sons característicos de um determinado local que ajudam na identificação e no envolvimento do espectador com o filme, ou seja, nesse caso as marcas sonoras transportam o espectador para o ambiente africano em que se passava o filme, como exemplo temos o rugido do leão, um animal que só pode ser encontrado naturalmente na África.
            A trilha contou também com a participação de Elton Jonh no piano e o letrista Tim Rice, que ganharam o Oscar por melhor canção original com Can you feel the love tonight, eles também compuseram The Circle of Life que vem a ser a música da abertura do filme. Hans Zimmer levou o Oscar e o Globo de Ouro, entre outros prêmios, por melhor trilha sonora.
           Além dos diversos elementos que diferem do habitual de Hans Zimmer também é possível encontrar os elementos típicos do compositor como efeitos sonoros que parecem ser violinos, violoncelos, coro de vozes, trompetes e bateria. Fica fácil perceber que a trilha é de Zimmer nas cenas de ação, em que há maior movimento e a trilha acompanha o filme sugerindo um estado de espírito de aventura. O filme é muito bom e a trilha melhor ainda. Vale a pena assistir!

Um comentário:

  1. É sempre bom ver quando um artista é versátil. Li uma vez uma entrevista do Sérgio Dias (guitarrista dos Mutantes), em que ele falava da vida de um músico que faz trilhas e trabalha como apoio a outros artistas. Ele disse algo assim:

    "Se você é um bom ator e fez o 'Alien', você pode ser chamado para fazer 'Hamlet'. Mas você tem de saber fazer os dois tão bem quanto o outro, para mostrar que é bom. O mesmo serve para o músico"

    ResponderExcluir