Tendo em vista todo o percurso de pesquisas e análises realizado até aqui, surge o momento de conceituar melhor o “infotenimento”, um neologismo que surge a partir da junção das palavras “informação” e “entretenimento”, celebrando a cada vez mais recorrente utilização concomitante de diversão e notícia no texto jornalístico.
A partir da análise dos programas “Furo MTV”, “Adnet ao vivo”, “CQC” e “Globo Esporte”, percebo que o “infotenimento” é um gênero híbrido que possui características muito próprias, podendo ser observado tanto do polo da produção da notícia, quanto do polo da recepção.
É verdade que o humor mórbido que permeia o campo da produção, com as devidas escolhas dos enquadramentos mais voltados para o lado lúdico, assim como o comportamento descontraído ou inesperado daqueles que apresentarão as notícias compõem a importante faceta do entretenimento, enquanto a parte da informação é mais baseada em um jornalismo interpretativo/opinativo de quem apresenta.
No polo da recepção, podemos entender o espectador como um voyeur, apenas interessado em aproveitar descontraidamente o conteúdo que lhe é apresentado, diferentemente da postura do jornalismo participativo, por exemplo, que, em tese, demanda um espectador mais engajado, visto que também será colaborador para a produção da notícia.
Por fim, é importante tocar no ponto da credibilidade, de modo que o “infotenimento” é objeto de discussões entre estudiosos e jornalistas em relação à legitimidade da notícia, qualidade do conteúdo, objetividade, atualidade, confiabilidade. Pode essa credibilidade se perder em meio a tantas estratégias para captar, despertar a vontade de assistir do público, como ocorreu no “Globo Esporte”, último programa analisado, que, ao meu sentir, exagerou no entretenimento, causando uma grande repercussão negativa na Internet. Sendo assim, penso que a grande questão despertada pela pesquisa gira em torno da credibilidade ou não-credibilidade do “infotenimento”.
Textos de referência:
MARQUES, Jane; LEITE, Édson. “Impactos do entretenimento na sociedade da informação.” - http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_MarquesLeite.PDF
Horstmann, Carine. “Infotenimento na TV: a linguagem cinematográfica na promoção do entretenimento em meio a informação telejornalística" - http://lapecjor.files.wordpress.com/2011/08/carine-horstmann.pdf
Se você se interessar pela área da pesquisa, vale a pena investir nesse tema. Tem muito pano pra manga e acho que a credibilidade está no centro das questões sobre o infotenimento.
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