domingo, 17 de junho de 2012

Tarantinando [Iara Costa] #4


Hoje vamos falar sobre algumas marcas falsas criadas por Tarantino, que aparecem em seus filmes.
Primeiramente temos o cigarro Red Apple, que aparece não apenas como um produto consumido de forma explícita, mas também de forma mais discreta, como no outdoor do filme Kill Bill.
Como vimos em Kill Bill, a marca não apenas possui nome, como também possui embalagem e propaganda. O diretor é muito detalhista, e cria uma identidade visual para suas marcas, complementando seu universo ‘tarantinesco’. Esse filme aliás, não é o único a contar com o cigarro. Ele também aparece em Pulp Fiction, Um Drink no Inferno e Grande Hotel (1995) .
Outra marca que surge com freqüência em seus títulos é a rede de fast food Big Kahuna Burger. 
Os famosos hambúrgeres havaianos aparecem nos filmes Um Drink no Inferno, Cães de Aluguel, À Prova de Morte, Grande Hotel, e aparece de forma destacada em Pulp Fiction, na cena em que o personagem do ator Samuel L. Jackson cria um diálogo a respeito do sabor  incrível do tal sanduíche:
Curiosamente, Tarantino insere em seus filmes uma marca existente, porém não mais comercializada, que fez muito sucesso nos anos 70. Se trata do cereal matinal Fruit Brute, que aparece nos filmes Cães de Aluguel e Pulp Fiction (veja imagem abaixo)

Esse cereal é uma entre tantas referências pop que Tarantino faz em seus filmes. Além do Fruit Brute, ele insere no mesmo filme uma revistinha em quadrinhos, lançada na década de 60, chamada Modesty Blaise, do cartoonista Peter O'Donnel. (veja imagens abaixo)

(Imagem 1: a revista original)


(Imagem 2: a revista lida pelo personagem Vincent Vega, em Pulp Fiction- Tempo de Violência)


Falando em referências, no próximos post veremos a influência oriental em Kill Bill, e como o universo pop se faz presente nos filmes do Tarantino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário