Como vimos em postagens
anteriores, a página do Banco Bradesco (@Bradesco) no twitter não é muito
incrementada, nem há muita interação com o público através dela. O Bradesco,
porém, possui várias contas diferentes no twitter, cada uma com uma finalidade
diferente. Descobri isso já no meio do processo, assim, entrei em contato com o
Bradesco por meio do facebook solicitando que me enviasse uma lista de todos os
seus perfis oficiais, e suas respectivas intenções. Pedi também que dissessem
se os clientes sabiam da existência de todos esses perfis e se sabiam usá-los
para suas finalidades. A resposta veio um pouco tardia, e eles apenas me
enviaram a lista de todos os seus perfis, tanto a relação das contas no twitter
quanto a do facebook.
Bom, evidente que não citarei
todas aqui, mas a imagem faz um resumo das contas do twitter, que é o foco da
postagem.
Alguns perfis oficiais do Bradesco no Twitter |
Analisando, particularmente,
achei o grande número de contas um exagero, já que nem todas são sequer
atualizadas com certa regularidade. A mais utilizada é o perfil @AloBradesco,
em que definiram como perfil de interação, é o perfil que funciona como SAC.
O perfil institucional (@Bradesco)
poderia ser melhor aproveitado. Algumas informações que são publicadas em
outras contas poderiam ser tuítadas nesse perfil, mesmo que essas outras contas
não sejam excluídas.
Ao total são 12 contas diferentes
no Facebook e 16, no twitter.
Por fim, questionei a partir de quando o Bradesco
percebeu que seria necessário/vantajoso investir em redes sociais? A resposta
foi: “já monitoramos redes sociais há mais de cinco
anos e decidimos interagir de fato desde 2009”.
12 + 16= 28 contas!!! Isso é muito exagerado, ainda mais sem um acompanhamento e atualização regular. Acho que suas observações são completamente pertinentes.
ResponderExcluir