sexta-feira, 1 de junho de 2012

Desvendando logotipos - Marcas na memória (Victor Lambertucci) #3


  
  Data do antigo Egito a utilização do branding, isso é, da gestão de marcas. Desde essa época, já havia a preocupação de identificar o patrimônio por meio de símbolos que o tornasse particular. Nesse caso, o lombo de animais era marcado com metais em brasa. Na Grécia, o triângulo represntava a sabedoria para Pitágoras; utilizado posteriormente pelo cristianismo como simbologia da Santíssima Trindade. Em combates históricos, guerreiros aliados e inimigos, totalmente cobertos por suas armaduras, capacetes e escudos só eram reconhecidos graças aos elementos identitários timbrados em suas vestes de metal.

   Há séculos as marcas, literalmente, deixam marcas na história da humanidade. Atualmente, uma infinidade está presente em nosso cotidiano, em nossas roupas, nas vitrines, nas ruas, nos meios de comunicação... Entre marcas tradicionais, recentes, de grandes e pequenas empresas, algumas delas não saem da nossa cabeça.

    Um dos recursos mais utilizados para cativar a nossa atenção é a cor: capaz de provocar nossos sentidos. Como exemplo, pensemos na identidade visual da McDonald’s; o vermelho pensado para remeter à carne e o amarelo ao pão, revelam por si só o produto e instigam a fome.

Cores e alguns de seus significados
   As formas e símbolos são baseados, é claro, na identidade da empresa, mas há uma preocupação com a identificação e memorização imediata por parte do público-alvo. Basta pensarmos na Nike, dona de um símbolo extremamente simples, mas que cumpre seu papel ao ser relacionado à empresa de calçados pela grande maioria da população mundial.

    Um terceiro tópico, um tanto quanto óbvio, mas essencial é o contato da marca com o público. As TVs à cabo NET e SKY são exemplos que posso trazer com propriedade para essa discussão, por experiência própria. Visivelmente a primeira está mais presente na mídia. A NET investe bastante em campanhas na televisão e está sempre no patrocínio de páginas da internet que a matêm em voga.

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Um comentário:

  1. Victor, as cores realmente cumprem esse papel. Quando penso, por exemplo, em alguma clínica, ela jamais poderia ter sua identidade visual em vermelho, ou amarelo, sempre em azul claro e branco. Hehe
    Agora, sobre a Net e a Sky, seria legal se você colocasse as logos para a gente ver. Eu não me lembrei delas quando você citou, ao contrário dessas outras sugeridas pela última imagem. Sei todas! Haha

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