quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mídia Oficial e Jornalismo Participativo [Ana Carolina Fontana] #5



A insatisfação com a qualidade do jornalismo entre a audiência e entre os próprios jornalistas vem se tornando comum, principalmente quanto à suposta parcialidade e comprometimento  da mídia com interesses comerciais, além de imprecisões ou  erros contidos em reportagens, a imagem ao lado seria uma crítica a esse modelo. Até então, quem se sentia insatisfeito com esse formato de jornalismo tinha formas de expressão limitadas, contavam apenas com o instrumento de cartas, telefones ou publicações caseiras para expressar suas opiniões ou publicar matérias como  pensam que estas deveriam ser. Porém, hoje podem empreender esforços individuais ou coletivos para produzir suas próprias informações, principalmente com maior acesso à internet por parte da população. As tecnologias em comunicação possibilitam que a informação tenha um fluxo mais livre a partir desses grupos que buscam um novo formato de jornalismo, desvinculado da mídia oficial.
A população passa a se interagir mais facilmente com os meios de comunicação, passam  a dar suas próprias visões dos acontecimentos através de imagens, vídeos, textos e áudios, e com isso alguns meios de comunicação passam a incorporar essas produções a seu material a ser divulgado. Inclusive, a própria mídia oficial possibilita essa interação, em seus sites existem formas para que a população envie conteúdos, através de sms, Twitter, e-mail, telefonemas e até mesmo postagem de comentários sobre as notícias veiculadas. Tal fato demonstra que apesar do Jornalismo participativo ser uma vertente diferente do Jornalismo Oficial, os dois formatos podem coexistir e até mesmo se interagem. A utilização do Jornalismo Participativo pode dar à matéria uma abordagem mais interna sobre a questão abordada, uma abordagem que  melhor se aproxima do público o que pode lhe conferir uma maior credibilidade, tal abordagem dificilmente seria dada pela mídia, já que sua abordagem seria mais geral, mais expositiva.
A relação entre sociedade e meios de comunicação se torna cada vez mais próxima, destacando o processo de comunicação como interativo com base na definição de comunicação onde ela não é vista apenas como um produto, ou simples envio de uma informação, não é somente a produção e interpretação de mensagens, mas um processo intersubjetivo de troca de informações.

Fontes: PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), 2006. Disponível em: <http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/webjornal.pdf>




2 comentários:

  1. No segundo encontro presencial apresentei uma idéia para o último post, que seria uma análise entre duas notícias e uma pequena pesquisa de recepção a cerca delas. Porém o tempo seria muito curto para a realização da pesquisa de recepção, sendo assim, o último post está de acordo com o cronograma.

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  2. ok ok, comprendido. E o que seria uma abordagem mais interna?

    Senti a falta de você falar mais sobre meios como o wikinews. Mas farei perguntas na apresentação final.

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