segunda-feira, 11 de junho de 2012

Não aconteceu em Woodstock [Luiza Lambert] #4

A seguinte postagem é baseada no livro Aconteceu em Woodstock, de Elliot Tiber e Tom Monte, e no longa-metragem de Ang Lee.

O livro se propõe a narrar o que ocorreu no mês que antecedeu a realização do festival, sob o olhar de Tiber. Fiquei ligeiramente desapontada, esperava que falasse mais sobre o evento, porém ele se aprofunda muito nos problemas do autor quanto a sua criação e sua sexualidade, vindo a falar do Woodstock somente após a centésima página.

O enredo principal aborda a mobilização da pequena White Lake, a quase 200 km de Nova York, para o festival. Tudo aconteceu quando a cidade de Wallkill se recusou a conceder uma licença para a produção, faltando apenas um mês antes para sua realização. Tiber na época levava uma vida dupla entre a administração do hotel falido de seus pais na cidade provinciana onde ele fingia ser heterossexual, e a vida de um artista gay em Manhattan. Ele trabalhava arduamente para manter o negocio da família, porém com o péssimo turismo local, já acumulava dívidas e não tinha uma perspectiva boa pela frente. Ao ser informado da situação “sem-terra” do Woodstock viu-se com a faca e o queijo na mão: Tinha uma licença, tinha terras e a realização de um evento dessa magnitude poderia salvar o hotel.
Mike Lang, produtor do Woodstock, e sua assistente (foto original)
Deste ponto em diante está o que interessa: um dos maiores backstages da história, suas peculiaridades, histórias engraçadas e curiosidades que pouca gente conhece. 


O filme é mais direto e aborda pouco a vida de Tiber. O foco é realmente a montagem do festival. Alguns detalhes foram mudados, sem comprometer o entendimento. Achei interessante salientar uma curiosidade: Durante as cenas “do festival” há o uso da mesma técnica de dividir a tela entre duas ou três cenas menores. Confere o aspecto inconfundível do documentário de 1970.

2 comentários:

  1. Oi, Luiza! Legal esse trailer :)
    Acho que a foto me confundiu, pois você está falando de uma pessoa no post, mas colocou a foto de outra! Qual era a relação de Tiber e Mike Lang? Abraço e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris! Não achei nenhuma foto do tiber no contexto do woodstock, só já mais velho. O Mike Lang é o produtor do woodstock, durante o mês de pre-produção do festival os dois ficaram muito proximos. Ele é uma figura importantíssima para o Woodstock.

    ResponderExcluir