segunda-feira, 11 de junho de 2012

A percepção de Paulo Emílio Salles Gomes sobre a trajetória de Mauro e a análise do curta "São João Del Rei" [Laís Ferreira Oliveira] # 4

       Em "Humberto Mauro, Cataguases, Cine Arte", Paulo Emílio Salles Gomes problematiza a existência do cataguasense: "É claro o desafio que a vida fazia a Humberto Mauro: ele só poderia se sentir artista dentro daquele mesmo artesanato que o constrangia a uma vida insípida". Expressa na parte "O cinema em Cataguases", essa sentença sintetiza as seguintes questões: o contexto das primeiras produções de Mauro; as dificuldades da vida de recém-casado; a experiência cinematográfica como um subterfúgio ao amadurecimento. Nesse sentido, o crítico paulista discorre sobre episódios importantes da vida de Mauro em Cataguases: a amizade com Cypriano Teixeira Mendes e Pedro Comello; a morte de sua mãe; o  envolvimento com a eletricidade, a mecânica, o rádio e a fotografia;  a direção das primeiras ficções.
            Neste post, porém, analisarei mais uma obra documental de Mauro: " São João del Rei". Dirigido em 1958, esse curta situa-se, segundo Fernão Pessoa Ramos, em um contexto onde "A própria tematização do cinema a partir do eixo educativo desaparece do horizonte." Afetado, dentre outros fatores, pelo surgimento da televisão, o cenário cinematográfico influenciará Mauro a, cada vez mais,  investir em um lirismo saudosista. Sob essa perspectiva, Mauro dirigirá  a "série mineira", com curtas como  Sabará (1956) e São João del Rei (1958). No último, constrói-se um retrato dos principais monumentos e pontos históricos da cidade.
            Pessoalmente, notei como o filme permanece, ainda hoje, um retrato de São João del Rei. Ao assisti-lo, lembrei-me com clareza de pontos que visitei quando morei nessa cidade em 2010. Assim, penso que o curta poderia ser utilizado para promoção são-joanense por órgãos como a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais .

 Humberto Mauro quando jovem, época analisada por Gomes.

                                                                                                                          




Um comentário:

  1. Olá, Laís. Continuo te acompanhando, continue assim. Em relação ao post, sei que o espaço era pequeno, mas senti falta de você falar um pouquinho mais do filme... Como fazer, né?
    No link abaixo você encontra vários dos filmes do Mauro, e o São João Del Rei está por volta de 1h17min. http://www.youtube.com/watch?v=oOh9LD83h4Y. Abraço!

    ResponderExcluir